top of page

O Barça, década a década

Conheça a história do FC Barcelona desde a sua fundação em 1899 até os dias atuais

1899-1909: FUNDAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA

O FC Barcelona, fundado em 1899 por um grupo de jovens estrangeiros que viviam em Barcelona, foi o resultado do aumento da popularidade do futebol e de outros esportes britânicos na Europa. Tais origens conferiram ao clube a sua identidade intercultural, foco multiesportivo e a sua profunda lealdade a Barcelona e à Catalunha.

A fundação do clube coincidiu com uma época onde as pessoas estavam se interessando pela prática de esportes na Catalunha; este contexto social e a cultura idiossincrática da Catalunha levou à criação de um novo modelo de lazer moderno.

Joan Gamper, o fundador do clube, foi a inspiração e a força motriz por trás dos primeiros 25 anos do clube. O seu compromisso com o FC Barcelona foi muito além do seu papel como jogador, diretor e presidente.

Hans Gamper (Winterthur, Suiça, 1877– Barcelona, 1930) chegou em Barcelona em 1898 por motivos profissionais. Nas horas de lazer, jogava futebol com um grupo de companheiros em Bonanova.

 

Em outubro de 1899, Gamper publicou um anúncio na revista ''Los Deportes'' em que fazia um chamamento para formar um time de futebol.

 

Em 29 de novembro, Gamper e mais  onze homens (os suíços Otto Kunzle y Walter Wild, os ingleses John y William Parsons, o alemão Otto Maier, e os catalães Lluís d’Ossó, Bartomeu Terradas, Enric Ducal, Pere Cabot, Carles Pujol y Josep Llobet) se reuniram para formar uma associação com o nome e o emblema da cidade: o Fútbol Club Barcelona.

o primeiro escudo

Desde a fundação do Barça, o clube teve seu próprio escudo, usado com orgulho pelo seus jogadores.

Foi o brasão da cidade de Barcelona, em uma figura no formato de diamante dividido em quatro partes, com uma coroa e um morcego na parte superior, rodeado por dois ramos, sendo um de louros e outro de uma de uma palmeira.

 

Mesmo em uma fase tão prematura, essa foi uma forma de expressar a ligação do clube com a cidade onde surgiu.

 

Esse escudo permaneceu inalterado até 1910. Logo após Gamper ter salvado o clube de uma séria crise em 1908, foi tomada a decisão de dar ao clube um escudo próprio e diferenciado.

 

Em 1910, o clube realizou uma competição entre todos os sócios interessados em apresentar propostas.

O ganhador foi Carles Comamala, que jogou pelo clube entre 1903 e 1912, e era estudante de medicina na época, bem como um ótimo artista.

o primeiro uniforme

As cores do uniforme do Barcelona sempre foram as mesmas: azul e grená. O motivo da origem dessas cores, é que Gamper adotou as mesmas cores do clube em que atuava antes de ir para Barcelona, as cores do clube suíço: Fussball Club Basel.

o primeiro título

Em 1902 o Barcelona vencia o seu primeiro título, a Copa Macaya

(que deu origem à atual Copa da Catalunha).

os primeiros estádios 

Em menos de dez anos, entre 1899 e 1908, o FC Barcelona utilizou quatro campos de futebol diferentes como estádio próprio, devido a instabilidade  econômica e a dificuldade para encontrar espaços ao ar livre de grandes dimensões em plena a expansão urbanística da cidade.

•1899-1900 Campo do antigo ''velódromo de la Bonanova'' (hoje, Turó Parc)

•1900-1901 Campo do Hotel Casanovas (hoje, Hospital de Sant Pau)

•1901-1905 Campo de carretera de Horta

•1905-1909 Campo de ''la calle de Muntaner''

crescimento social

Em novembro de 1908 o Barcelona parecia afundar, com 38 sócios que estavam prestes a deixar o clube.

Gamper não deixou isso acontecer, e se tornou pela primeira vez o presidente do clube.

 

Começou uma nova era na história do clube, que envolveu sua consolidação no cenário futebolístico e social da cidade e país.

O crescimento social foi notável, dos 201 sócios que haviam em 1909, foi para 2.973 sócios em 10 anos.

o primeiro craque

Paulino Alcántara foi o primeiro craque do time. O filipino estreou durante a temporada 1911-12, com apenas 15 anos de idade.

 

Paulino também foi o maior artilheiro do clube com 369 gols em 357 partidas, mantendo seu recorde por 100 anos.

 

Paulino também tinha uma marca registrada, ele sempre levava um lenço branco amarrado na cintura.

primeira liga espanhola

No dia 12 de Fevereiro de 1929 começou o torneio, ''La Liga''. Durou 4 meses e meio e o Barcelona foi o primeiro campeão, com 25 pontos.

a morte do fundador: 'joan' gamper

No dia 30 de Julho de 1930, faleceu Joan Gamper aos 52 anos de idade.

a morte do presidente suñol

Em agosto de 1936, em virtude de suas atividades políticas, visitava a frente de Serra de Guadarrama quando o motorista errou o caminho, vindo a parar em uma zona controlada por tropas franquistas.

 

Reconhecido, foi preso e fuzilado sem julgamento pelos insurgentes, junto a dois companheiros seus, o jornalista Ventura Virgili e um oficial.

inauguração do camp nou

Inaugurado em 24 de Setembro de 1957, quando o Fútbol Club Barcelona abandonou seu antigo Estádio de Les Corts por este ser muito pequeno, a primeira partida no novo estádio foi um amistoso entre o clube e uma seleção de Varsóvia, com vitória catalã por 4 a 2.

 

No primeiro jogo oficial, válido pela segunda rodada do Campeonato Espanhol de Futebol da temporada 1957-1958, entre Fútbol Club Barcelona e Real Jaén, com uma vitória de 6 a 1 para a equipa catalã.

 

Foi projetado por Francesc Mitjans (1909-2006), nascido na cidade de Barcelona. O arquiteto é figura-chave para interpretar a renovação da arquitetura catalã a partir da década de 1950.

a contratação de cruyff

Chegou ao Barça na negociação mais cara do futebol até então, por cinco milhões de florins, preço tão alto que o governo espanhol não aprovou a transferência.

 

Só conseguiu ser levado porque foi registrado oficialmente como uma peça de máquina de agricultura.

 

Cruyff justificou o alto investimento: marcou duas vezes na estreia e reconduziu o Barça a um título espanhol que não vinha havia 14 anos, quando ainda jogavam pelo clube Luis Suárez, László Kubala, Zoltán Czibor, Sándor Kocsis e Evaristo.

cant del barça

Cant del Barça é o hino oficial do Futbol Club Barcelona. Ele foi lançado em 1974 para comemorar o 75º aniversário do clube.

 

A letra foi escrita por Jaume Picas e Josep Maria Espinàs e a melodia é de autoria de Manuel Valls.

1988-1996: O 'DREAM TEAM'

A partir de 1988, com Cruyff como treinador, o Barça experimentou novamente uma fase de excelente futebol e sucesso no esporte. A diretoria, presidida por Nuñez, tinha como foco a construção de uma equipe de futebol que entusiasmasse e tivesse um bom desempenho. O Camp Nou começou a ficar cheio novamente.

 

O FC Barcelona conseguiu assegurar quatro campeonatos consecutivos da Liga Espanhola entre 1990 e 1994. A vitória na Copa Europeia de Clubes, em 1992, foi o ápice desse período, caracterizado pelo estilo de jogo ofensivo e com toques rápidos, além da mentalidade vencedora dos jogadores de Cruyff.

Conhecido como o “Dream Team” do futebol europeu, os seguintes jogadores inesquecíveis entraram para a história do Barça:
 

 

Zubizarreta, Bakero, Begiristain, Laudrup, Koeman, Stoichkov, Romário, Eusebio, Nadal, Guardiola, Amor, Juan Carlos, Ferrer, Nando, Julio Salinas, Serna, Alexanko e Goikoetxea.

 

Liderados pela dupla Cruyff-Rexach, a equipe finalmente deixou para trás o seu passado problemático; o Barça se tornou um dos maiores nomes do futebol mundial.

o centenário 

São poucas as entidades que conseguem completar cem anos de existência. O centenário do Barça queria ser o ponto de conexão entre um passado glorioso e um futuro cheio de boas perspectivas.

 

Os atos comemorativos foram uma festa do barcelonismo, um passeio pela história do clube celebrado durante o ano inteiro, que contou com a participação de várias personalidades de destaque da cultura catalã e a implicação de entidade e meios de comunicações.

 

O renomado artista Antoni Tàpies foi o criador do pôster do centenário, somando-se a outros artistas e escritores prestigiosos que contribuíram para engrandecer o universo simbólico do FC Barcelona. Na temporada 1998/99, coincidindo com a celebração do centenário do clube, foi também histórica pelos êxitos esportivos das outras modalidades esportivas do clube.

uniceff

Em 2006 o Barcelona fez um acordo com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em que o clube se comprometia a ajudar financeiramente a instituição.

 

A partida de inauguração com o emblema do UNICEF no uniforme foi no dia 12 de Setembro de 2006 no Camp Nou, contra o Levski Sofia pela Liga dos Campeões. O Barça venceu por 5-0.

a segunda champions league

A Liga dos Campeões da UEFA 2005–06 foi a 51ª edição do torneio de clubes de futebol Liga dos Campeões Europeus. 

O torneio terminou com a final entre Arsenal e Barcelona no Stade de France, Paris, a 17 de Maio de 2006, onde o Barcelona ganhou 2-1.

2008-2016: OS MELHORES ANOS DA NOSSA HISTÓRIA

Sob o comando de Josep Guardiola, a equipe melhorou ainda mais utilizando o mesmo estilo introduzido por Cruyff. Guardiola era um grande defensor da estratégia de basear a sua equipe em jogadores formados nas categorias de base do clube e promoveu diversos jovens talentos para a equipe principal. O resultado foi a melhor equipe que o Barça já viu.

 

O grande reconhecimento internacional de tal feito veio quando as indicações da Bola de Ouro FIFA, em 2010, listaram Xavi, Iniesta e Messi para o prêmio. Todos os três haviam crescido na 'Masia', a residência onde jovens esportistas de todas as idades são treinados e educados.

 

Essa equipe foi o ápice de tudo que o FC Barcelona representa e produziu uma incrível sucessão de grandes títulos, incluindo duas Ligas dos Campeões e três Ligas Espanholas, além do esperado Mundial de Clubes da FIFA, que foi finalmente vencida em 2009, naquele ano extraordinário onde o Barcelona ganhou todos os seis troféus em disputa, algo nunca visto antes da história do futebol europeu.

 

O Barça quebrou todos os tipos de recordes, disputou jogos memoráveis e ganhou praticamente todos os títulos disponíveis. Mas o maior prêmio para o time de Guardiola veio em Wembley, quando o mundo ficou encantado com o tipo de futebol dos sonhos. A imprensa mundial elogiou esse time

 

extraordinário que escreveu um dos capítulos mais incríveis na história do jogo. A etapa de Guardiola finalizou em 2012, mas o Barça vai continuar obtendo êxitos com Tito Vilanova (Liga 2012/13) e com Luis Enrique, que em 2015 consegue o segundo triplete da sua história: Copa, Liga e Champions. 

 

Mas não foi somente a equipe de futebol que estava recolhendo os prêmios. As equipes de basquete, handebol, hóquei sobre patins e Futsal conquistavam o seu primeiro título europeu. Além disso, as temporadas 2011/12 e 2014/15 fecharam com um número recorde de troféus: 17. Em 115 anos de história, O FC Barcelona nunca tinha ganhado tantos prêmios em uma única campanha.

bottom of page